Já há algum tempo me falavam do dia sem carros em Bruxelas. Bla bla bla, e porque é isto e porque é aquilo, tens de ver, tens de ir para a rua, e é muito bom, e é já no Domingo, e tal e coisa, e coisa e boa e tal, com cenas, etc etc…Como sou um fácil não custou muito a que me despertassem a curiosidade para esse dia!
O fim de semana começou na sexta com um concerto ao ar livre no bairro St. Gérry. A ideia do festival consiste em fechar as ruas do bairro ao trânsito, aproveitar os bares existentes, meter o palco no meio da estrada, e curtir as últimas noites de calor:)
Vi uma banda bem interessante chamada “Das Pop”. São belgas com 2 álbuns já editados, possuem uma bela presença em palco e um som a fazer lembrar uma mistura de Muse/Placebo e Keane:) Depois chegaram as “Chicks on Speeds” e…meus amigos, dei cordinha aos sapatos que aquilo não é para mim!! Ainda por cima estava a chocar uma constipação, achei melhor ir descansar para casinha! As mulheres têm um som do estilo Tecno super mega electro wild pop jungle a partir pratos 😉
Já no sábado chegou mais uma visita, mas permanente (Erasmus em Ghent)! Conheci a Ana Mesquita no mundo das tunas à alguns aninhos, mas de facto nunca tinhamos conversado muito até então. É fantástico como temos de vir para longe para às vezes conhecermos as pessoas que estão tão perto…
Passamos a tarde a vegetar em casa do André em Zaventem, e á noite fomos jantar uma “Pitta” (comida Grega) sentadinhos na Grand Place, como manda a tradição:)
Domingo foi o dia sem carros. INCRÍVEL!!! Nunca tinha visto nada assim. De facto a cidade vai em massa para a rua. Andar de bicicleta, andar de patins, trotinete, skate, passear. Há feiras de tudo e de todo o tipo por todo o lado, há djs de música clássica no meio de uma das principais avenidas de Bruxelas, música popular, marchas, salas de concerto abertas, todos os monumentos livres e abertos ao público, artes circenses, feiras de comida…há de tudo para todos os gostos!!! Fartámo-nos de passear, de ver coisas e de aproveitar esta cidade que apesar de pequena tem tanto para oferecer.
O dia sem carros em Bruxelas não é uma rua fechada. É a cidade em festa durante um Domingo inteiro. A não perder…
Bjs e abraços,
LM