Olá caríssimos,
Já é tradição, e apesar de não ter conseguido estar presente em todas as edições, o festival de músicas do mundo de Sines é sinónimo de romaria até Santiago do Cacém. Sendo assim, e mais uma vez, uns bons pares de amigos juntaram-se e aproveitaram o fim de semana para relaxar, aproveitar o som exótico que emanava do Castelo de Sines e de alguma forma recarregarem baterias para mais uma semana de trabalho em pleno e “caliente” Agosto.
Eu, a Mari e o André já saimos tarde na sexta-feira, mas fomos tranquilamente e bem dispostos em direcção a Sul…Estacionámos super hiper bem em cima de um passeio, e assim que entrámos no castelo fomos surpreendidos por uma sra. Chinesa em cima do palco, de nome “Sa Dingding”, e que meu senhores, foi sensacional! Grande grande som, e ela sempre simpática e bem disposta dançava sem se cansar..
“Considerada a melhor artista asiática nos prémios da BBC Radio 3 em 2008, Sa Dingding é uma das vozes mais importantes da música chinesa contemporânea”
Contrastando com a animação da Sa DingDIng, a próxima banda foram cerca de 6 muchachos do Mali (Tinariwen), com os respectivos tuaregs, e que nos brindaram com cerca de hora e meia de música para ouvir no deserto… Foi lindo!!! Foram efectuados estudos intensivos e acabámos por perceber que ao longo do concerto foram utilizados uma panóplia variada, múltipla e complexa de apenas 2 acordes!!!lol!! Sim meus amigos, 2 acordes…imaginem só a diversão!ehehe 🙂
Pedia-se sensibilidade, que imaginássemos que estaríamos no deserto a olhar para as dunas do Sahara…fomos inclusivamente abordados por algumas moças que estavam a levar a peito a nossa galhofa para com os senhores, e digo-vos, foi um fartote!eeheh! Fomos comer e passear pela avenida da praia,um mar de gente esperava por nós, e a noite terminou lá pelas 4 e meia da manhã onde recolhemos à base, a Santiago, a casa do Paiva para o merecido descanso!
Já no segundo dia, tivemos para mim a melhor performance do FMM, com uma incrível energia, os Staff Benda Bilili, músicos de rua paraplégicos do Congo puseram tod a agente a abanar as ancas, ah pois é!!! Coroados com um fogo de artifício, fecharam o FMM em grande, e eu, filmei 🙂
[youtube]42JdBgfjmaw[/youtube]
Seguiram-se dois dias de praia, muita banhoca na fantástica costa Alentejana, e claro que não queria deixar de referir a brutal hospitalidade da família Paiva Ferreira, dos fantásticos cozinhados da Paula, a mãe do meu caro colega Paiva, e do humor do José,o pai, que creio me autorizam a falar deles aqui!eheheh! Muito obrigado aos dois!
Aqui está, a gang na praia…
Bjs e abraços,
Luís M.