• Bariloche (Natal), Argentina

    Qual levantar cedo! Nada disso!

    Depois de uma véspera de Natal daquelas…nada nos acordou! Conclusão, nada de trekking. Para além do mais tínhamos de tentar alugar um carro em Bariloche para no dia seguinte ir a El Bolson. Também era dia de Natal e bem que podiamos descansar. Foi então um dia de passeio pela cidade!! Vimos o seu lago e logo logo nos apercebemos que aquela cidade era o destino preferido para as viagens de finalistas do 12º ano das escolas de toda a Argentina…era só canalhada!!! Mas era tanta criançada que era impossível terem 18 anos…estavam por todo o lado, fazia lembrar Lloret del Mar.

    À tarde fizemos uma caricatura os 4 que ficou espectacular, alugámos um carro para o dia a seguir e depois da janta fomos jogar um bilhar bem tranquilos até que a partir da meia-noite o bar foi autenticamente invadido pela brigada dos 17 anos e tudo ficou insuportável.

    Fomos dormir para casa porque no dia a seguir tínhamos que acordar cedo para rumar a El Bolson para ver o Bosque talhado e fazer um trekking pelas montanhas que rodeiam aquela cidade!

    Hasta Mañana!!

  • Bariloche, Argentina

    A estrada que liga Osorno a Bariloche é mais uma coisa de cinema… Atravessar a cordilheira dos Andes em plena Patagónia Atlântica é inesquecível. São parques nacionais que se juntam uns aos outros…picos gelados, florestas lindas, vales fabulosos e agora lagos…muitos lagos!!! Tudo para contemplar durante a viagem… Estava tudo a correr bem para um dia 24, mas nós queríamos torná-lo bem especial!!!

    À chegada uma lufada de ar fresco! Bariloche era lindo e o plano estava a correr bem:)Íamos passar o Natal numa localidade dentro do parque Nacional Nahuel Iapi, com um lago majestoso aos seus pés e os Andes com os seus picos gelados por cima desse lago…BRUTALÍSSIMO!

    Era então hora de procurar algo para dormir e depois de algum tempo e de batermos com os narices numa porta encontrámos um bacanito um pouco estranho que tinha um apartamento para 4 com vista para o lago a um preço bem atractivo! Fomos ver o local e depois de discutir o preço lá aceitámos! O tal de Juan não tinha lá muito equilíbrio nas pernas e enquanto falava andava de um lado para o outro como um barco em alto mar!!!eheheh

    Ligámos para as famílias, fizemos umas compras e depois de um pequeno passeio fomos fazer o jantar!

    Como na região não havia o típico bacalhau comprámos os belos filetes de Merluza congelados (a pescada cá do sítio), batatinhas, ovo, feijão verde e o azeite!!
    O jantar, regado a um vinho Patagónico não muito espectacular foi acompanhado do belo do queijo e não podia estar melhor!!! Soube muito bem e a bela da guitarrada sempre a acompanhar! Até TIRAMISU de chocolate tínhamos para a sobremesa!!! Era sem dúvida um Natal diferente…

    Era 1 da manhã quando fizemos a troca de prendas do amigo secreto:
    O Jorge ofereceu ao Miguel o belo do jogo de Xadrez, o Miguel ofereceu ao Jorge o belo do chapéu de Cowboy, eu ofereci ao Paiva um instrumento de percussão tipo ovinhos e o Paiva ofereceu-me por sua vez umas cuecas de renda vermelhas com a inscrição: “Irmandade do Catupiry”..BRUTAL!!!

    Depois da troca, e já com os vinhos tomados era hora do GIN tónico e das guitarradas até ao infinito! Jogámos damas e eram já 5 e meia quando nos apercebemos!
    Foi uma véspera de Natal diferente, mas sem dúvida inesquecível! Amanhã se nos levantarmos vamos fazer trekking ao parque Nacional!

    Hasta manhana e Feliz Natal!!!!!

  • Osorno, Chile

    Hoje, quando acordámos em Pucon ainda não tínhamos noção do dia que íamos ter…Infelizmente, autocarros para San Martin de Los Andes não existiam, só mesmo dia 27, o que realmente não nos interessava! Solução…ir para Osorno e de lá tentar ir para San Martin…

    Como de costume, lá fomos a correr como malucos apanhar o autocarro:) !! Mas pronto…alguma vez teria de ser…não conseguimos apanhá-lo! 7 horas depois e por uma estrada bem bonita chegámos ao destino…e que destino!! Osorno é daquelas cidades chilenas que nada têm, em que que tudo é bem feioso…conclusão, não havia autocarro para San Martin…só Bariloche e no dia 24.

    A visão de passarmos o Natal ali era horrível…tinha que se fazer qualquer coisa! Bariloche amanha…tinha de ser! Comprámos os bilhetes para as 11 da manhã e, enquanto o Jorge e o Paiva ficaram no terminal eu e o Miguel fomos procurar tecto para noite. Fomos a 3 residenciais diferentes, mas acabámos por escolher a que tinha um ar mais estranho e mais barato! O nome…não sabíamos…mas a entrada da casa dizia pensão, estava coberta por graffitis e na janela tinha um álbum dos Iron Maiden a dizer que se fazia tatuagens. Viriamos a descobrir que o filho da dona vivia na cave do edificio, num buraco onde tocava bateria junto da sua banda de Heavy-Metal e era ele próprio que fazia as tatuagens. Achámos no mínimo estranho!

    Passeámos por Osorno durante a manhã e à tarde, por volta das 18 horas, sorteámos o amigo secreto para o Natal. Sim, iria ser um Natal bem diferente no dia seguinte…!!

    A noite foi bem tranquila mas a manhã seguinte voltou a ser o frenezim do costume. Eu e o Jorge fomos tomar banho à casa de banho da cave (da filha da dona). Estava toda pintalgada de vermelho a simular sangue e a banheira ficava a uma altura parva do chão…tinhamos de subir por um banco para lá entrar! Por cima de nós um buraco cheio de teias de aranha e preto…enfim, no mínimo surreal.

    Bariloche…aqui vamo nós!!!

  • Pucon, Chile

    Quando o Paiva se virou e disse – olhem para trás !! – já na estação Rodoviária em Pucon, nem queriamos acreditar no que estávamos a ver!! Um vulcão perfeito e activo erguia-se perante nós!! Da sua cratera saía fumo, sim…estava mesmo activo… !

    A sua encosta estava repleta de neve, o que ajudava a transformar aquela visão num cenário deslumbrante…

    Entretanto o Jorge já fazia “connections” com um nativo e foram dessas “connections” que veio o nosso repouso dessa noite. Uma cabana impecável e toda equipada!!

    Era 12:00 e a vontade de conhecer o início da Patagónia era mais que muita…O parque nacional Huerquehue estava a nossa espera.

    Começámos um trekking de 6 horas que foi simplesmente inesquecíuvel!! Entre floresta densa, lagos, vulcoes, vales e insectos lá estávamos nós os 4, prontos para absorver o que de melhor aquele sítio tinha para oferecer.

    Foi realmente lindo e inesquecível !

    Voltámos a casa, exaustos, e cozinhàmos o belo do jantar pela primeira vez!! O atum e o esparguete estavam óptimos !

    Amanhã…San Martin de los Andes ….

  • Santiago do Chile, Chile

    Santiago como uma capital que é tem os seus pontos fortes e fracos, e basicamente 6 milhões de habitantes!!!
    Caminhámos até ao Centro em busca de informações turísticas para conhecermos um pouco a cidade..Deixámos entretanto roupa a lavar na lavandaria e 15 minutos depois passeávamos alegremente por entre os milhares de pessoas que circulavam no Centro.. Grandes praças, monumentos, edifícios, mas um calor insuportável…

    Á hora do almoço resolvemos ir comer ao mercado Municipal tal como tínhamos feito já em Montevidéu mas aqui o assédio foi bem maior…dezenas de Chilenos gritavam Portugal, Coimbra, Faro, Lisboa, na tentativa de cativar a nossa atenção para os seus restaurantes…
    Almoçámos o belo do peixe grelhado regado a um belo vinho branco Chileno! eheheh! Passeámos mais um pouco e ás 19:00 fomos beber uma cervejita ao pé da nossa Residencial! Muito fixe o momento!

    Hora de arrumar tudo e de partir para um novo destino, mas não sem antes tentarmos passar as fotos da minha máquina digital para a pen-drive do Paiva lá num computador de um bacanito na residencial. O que já tinha ficado prometido anteriormente aconteceu de vez!!! Fornicámos o computador todo!!..Os drivers lixaram tudo o que era entrada USB…O tipo bufava e nós tentávamos remediar a situação como podíamos…Ficou tudo resolvido quando lhe dei 25 Euros e mais uns trocos para ele chamar um técnico pois já não tínhamos tempo (perdemos 3 autocarros entretanto)… Táxi para a estação Alameda e quando chegámos a informação era que já não havia autocarros…felizmente a gente lembrou-se de um que partiria em 5 minutos de outro terminal que ficava em frente…e assim foi!!! Uma correria tremenda, mas lá conseguimos..!!! BRUTALL!!!

    12 Horas até PUCON… Sempre a dormir claro..
    Até amanha!

  • Santiago do Chile, Chile

    O caos invadiu a nossa mente tranquila após 3 dias nos Andes!!!

    Ainda não tínhamos saído do autocarro e já tínhamos percebido que a confusão nos aguardava! Após os procedimentos normais de ambientação a habitats por nós desconhecidos, dirigimo-nos à monumental pousada “VICKY”!! Onde dormimos tranquilos o tomámos o banho tão desejado já há 3 dias!

    Amanhã é um novo dia em Santiago…dia de partida à noite para Pucon, no Sul do Chile!

  • Aconcágua, Argentina

    Uma noite horripilante…quase ninguém conseguiu pregar olho! Muita gente e muita tralha para a nossa tenda!
    Eram 8:30 e estávamos prestes a começar um novo dia!
     
    O autocarro para Santiago do Chile saia às 17:00 e a descida demorava umas belas 2 horas, logo ainda quisemos aproveitar um pouco da manhã…Sendo assim fomos fazer um “minitrekking” pela trilha que segue em direcção à Plaza de Mulas, onde aproveitámos para contemplar mais uma vez a magnífica paisagem e tirar mais umas fotos!
     
    De tenda arrumada era hora de começar a descida até ao início do parque. Foram 2 horas bem cansativas pois o Sol queimava de calor e o vento cortava de frio! Ou seja, mistura explosiva para o escaldão:) Já na entrada do parque, chamámos um translado para Puente Del Inca..Como é óbvio não podia ser um simples carro…tinha de ser…”O CARRO”!!!! A podridão…aquele tipo de carro que só pega de empurrão mas com muito cuidado para não se desmanchar! Chegado a Puente del Inca era hora de arrumar as coisas que tínhamos deixado para trás, comer qualquer coisa e voltarmos à estrada a caminho de Santiago do Chile!
     
    Ocupámos os 4 últimos lugares de uma VAN hyper desconfortável, mas mesmo assim a viagem em termos de paisagem foi mais uma vez impressionante! Atravessámos a cordilheira a cantar e a tocar música Portuguesa para um público bem heterogéneo o que foi bem original! Lindo, diria!
    Na fronteira com o Chile descobriu-se um traficante entre a Irmandade…O Jorge tentou entrar no Chile com 3 maçãs…coisa que não é permitida! Basicamente o fiscal pegou-lhe nas três maçãs e enviou-as directamente para o lixo com um gesto brusco.O Jorge angustiado nada pode fazer e o Picos ria-se sabendo que já tinha conseguido ludibriar a segurança e passar com 2 cenouras escondidas na mochila!!!
    Só visto!