Rumo a Machu Picchu – Dia 1

Olá a todos,

Eram 04:30 em ponto quando a carrinha da “Alpaca Expeditions” nos foi buscar ao hotel. A essa hora tínhamos tudo pronto na nossa mochila do dia, assim como nos sacos que nos tinham entregue no dia anterior para colocarmos em cada um 7kg para os próximos 4 dias. Estes sacos seriam depois carregados pelos nossos “chaskis”, os porters ou em Português os carregadores, que nos levam o indispensável para a montanha..literalmente às costas.

Depois de termos todo o grupo pronto, 8 pessoas, a carrinha seguiu em direção a Ollantaytambo, a primeira de 4 cidades situadas no “Vale sagrado”, em pleno início do caminho Inca.
Foi uma curta paragem na cidade para esticar as pernas, seguiram-se então 45 minutos em terra batida (a estrada alcatroada estava cortada) até chegarmos ao início do caminho Inca do nosso trekking, situado mais precisamente ao quilómetro 82, em Piskacucho. Passámos pelo checkpoint, onde temos de mostrar o passaporte e iniciámos a caminhada ao atravessar a ponte do Rio Urubamba. Foi uma sensação brutal, um sonho de sempre a começar a ser  realizado, caminhar 4 dias em direção a Machu Picchu 🙂 Atenção que apenas 400 trekkers podem fazer este caminho diariamente, aí termos comprado a licença vários meses antes…

O caminho Inca na verdade sáo vários, construidos pela civilização Inca e cortavam as montanhas, vales e planaltos da região de Cusco em volta de Machhu Picchu. Foram construidos à mão, pedra a pedra… há história em cada passo neste trilho histórico. Ora vejam…

20150315 - Inka Trek dia 1

As primeiras 2 horas da caminhada foram tranquilas, em terreno simples e a 2700m de altura, com o rio à nossa direita, e rapidamente e super otimistas com o bom tempo, demos com a primeira ruína Inca, Patallacta, usada como checkpoint para o caminho para Machu Picchu, ou seja, ponto de controlo e de segurança. Foi um primeiro cheirinho daquilo que nos esperava dai para a frente.

Seguimos para mais 2 horas de um trekking simples até ao primeiro almoço na montanha. Não sabíamos o que esperar, mas na verdade no local tínhamos uma tenda montada, com uma mesa, pratos, copos, talheres, colchões estendidos, e um almoço de rei logo assim para começar, tudo preparado pelos nossos porters… Incrível! Nunca pensámos nós naquele repasto… Truta, vegetais, batatas assadas, banana frita.. e tudo a saber maravilhosamente bem! Os carregadores chegaram antes de nós e tinham tudo preparado, foi um momento fantástico.

Seguiu-se ao almoço uma bela sesta antes de seguirmos em frente até ao lugar onde dormiríamos a primeira noite na montanha! O caminho continuou muito bonito no início do vale, mas por vezes quente demais, e quando se sobe com calor tudo fica mais difícil, e acabamos por queimar um pouco todas as partes da nossa pele onde não chegou o protetor… Eu que o diga que fiquei  logo com bronze à camionista!

20150315 - Inka Trek dia 1-3

Chegámos ao lugar do acampamento, já algumas expedições similares estavam no mesmo lugar, mas o nosso espaço estava bem delimitado. Há noite e depois do jantar (Mais um repasto!!) os vários porters foram-se apresentando um a um é claro que desde aí me comecei a meter logo com eles.

Extraordinárias pessoas, entre os 21 e os 52 anos, todos agricultores e que sempre que podem se aventuram na montanha para ganhar uns trocos extra para as suas famílias. Foi um momento simpático, em que conheci o grande cozinheiro responsável por todos os pitéus diários, o Leonardo! É incrível a organização destas máquinas da montanha. Saem depois de nós, ultrapassam-nos a meio do caminho completamente carregados e quando chegamos temos 8 tendas montadas, pequeno-almoço, almoço e jantar completamente novo e fresco, toda a louça lavada…tudo arrumado, colchões cheios…É impressionante, são mesmo os maiores! RESPECT!

20150315 - Inka Trek dia 1-2

Amanhã há mais, o dia mais difícil desta caminhada espera-nos, hoje foram “apenas” 08h e 37 minutos desde que saímos do checkpoint até chegarmos ao acampamento final!

Bjs e abraços,
Luís M.

Leave a Reply